PARA NÃO ME PERDER NO DISCURSO DO OUTRO, DO PRÓXIMO, TENTO ENCONTRAR O MEU.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Em tempos virtuais

Era da informação. Artigos, textos e crônicas narram causas e efeitos do mundo virtual. Como toda grande revolução, vantagens e desvantagens configuram a vitrine que transformou o universo das relações, da tramitação de dados, da rapidez de processos. A crítica maior reside nos sites de relacionamento, como se as pessoas tivessem perdido a capacidade de se relacionar corpo a corpo e que nesse contexto estão cada vez mais carentes e solitárias.


È certo que o noticiário veicula tragédias tais como assassinato, estupro, casos de pedofilia, dentre outros, cujas raízes se deram no universo virtual gerando reflexão no telespectador. Esse mesmo telespectador toma conhecimento através desse mesmo noticiário sobre os casos de sucesso dos romances apaixonantes nutridos no ambiente virtual que venceram espaços geográficos a partir do papo online, da webcam, skype levando-os a consolidar uniões...


Diante de tantas leituras recordo de um artigo da autoria de Frei Betto intitulado: “Do Mundo Virtual ao Espiritual”. Além do reconhecimento, admiro a organização das idéias do autor, porém julguei necessárias algumas considerações. Ele mencionava: “Hoje, a palavra é virtualidade. Tudo é virtual. Pode-se fazer sexo virtual pela internet: não se pega Aids, não há envolvimento emocional, controla-se no mouse. Trancado em seu quarto, em Brasília, um homem pode ter uma amiga íntima em Tóquio, sem nenhuma preocupação de conhecer o seu vizinho de prédio ou de quadra! Tudo é virtual, entramos na virtualidade de todos os valores, não há compromisso com o Real! É muito grave esse processo de abstração da linguagem, de sentimentos: somos místicos virtuais, religiosos virtuais, cidadãos virtuais. Enquanto isso, a realidade vai para outro lado, pois somos também eticamente virtuais.”


São reflexões interessantes e válidas, porém, como já dissera, preciso pontuar que a virtualidade não deve ser simplesmente analisada a partir desse cenário. Há tantos usuários que encontram nessa ferramenta uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal. Na verdade, gostaria mesmo, de produzir relatos... alguém que está do outro lado que já consegue roubar um sorriso, quando o pontinho verde do gmail, assim como no semáforo sinaliza: siga em frente. Alguém que vem para preencher o silêncio da madrugada, comungar da insônia, numa parceria solidária da solidão. Solidão? Sim, solidão! Isso não é contraditório... antes mesmo da virtualidade as pessoas já eram dotadas de egoísmo e indiferença, refiro-me ao vizinho do lado que já dorme e pouco se importa com o outro, a indiferença do bom dia é perceptível no tratamento diário quando se encontra na calçada pela manhã, de saída para mais um dia de trabalho. Imagine então um desejo de boa sorte, cinco de minutos de diálogo e tal... em tempos virtuais ou não, sempre foi necessário a existência de laços identitários para a formatação de novas amizades ou de possíveis romances.


Foi na virtualidade que alguns conseguiram colorir a escuridão da noite, que travaram um diálogo de prazer, marcado pela inteligência, pelo dinamismo, na leveza do movimento... afetos são sufragados no desejo imaginário, vividos no ambiente sensorial. O carinho não físico plenamente saciado no encontro de palavras, na discussão de idéias... é possível sim encontrar apoio, despertar admiração, fomentar encantos sinceros na virtualidade, isso requer apenas sensibilidade aguçada e permissão. Devo contrariar o pensamento de Frei Betto e dizer que na virtualidade há sentimentos, envolvimento emocional sim, nutridos da mesma forma e intensidade como nas relações presenciais. Devo dizer ainda, que na virtualidade o friozinho na barriga também acontece quando se depara com a expectativa do encontro de logo mais a noite - essa lembrança é suficiente para se sentir bobo - embora o encontro seja configurado no quarto, “sozinho”, quando ainda não se pode sentir e comungar corpos... não é uma cena caótica, compreendo que ela se difere da mesinha de um bar, por exemplo, porém ela concentra a mesma carga de magia e encanto que os encontros por natureza deveriam marcar. Assim sendo, ficamos também submersos em lembranças, exatamente como aquelas que acontecem nos encontros convencionais. Aliado a isso há também a mesma ansiedade da espera, há desejos e aquilo que julgo mais importante: há esperança.


A despedida e o até o logo quase partilhado com o assomar do sol são sinônimos de satisfação, das melhores impressões... madrugada de paladares!


Por gentileza meu caro leitor, não é para cair no esquecimento – estou falando de virtualidade! (Hodie)

2 comentários:

Anônimo disse...

Hodie....

O importante são os laços, não importa de que material eles são feitos. Eu como participante ativa desse blog não poderia deixar de ler. gostei do texto, está bem atual.

Bjs

Pulcra

Rê in ventando disse...

Virtual ou não, sentimentos são compartilhados e pelo que eu saiba, sentimentos não tem nada de virtual.

Belo texto e sempre atual como tudo que vc faz meu amigo.